Somos uma organização educacional comprometida em promover a alfabetização entre as pessoas mais necessitadas do mundo.

A Alfalit Internacional é uma organização sem fins lucrativos que desde 1961 já alfabetizou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo e serve 22 países com o seu Programa de Alfabetização de Adultos, Educação Básica, Nutrição e Desenvolvimento Comunitário.

A metodologia e material educacional da Alfalit já foram reconhecidos duas vezes pela UNESCO, em 1983 e 1992.

O 1º Prémio da Alfabetização Mundial foi entregue à Alfalit do Perú em 1983, onde foi referenciada a qualidade e a originalidade dos seus materiais didácticos e programa de leitura complementar e em 1992 a Alfasic da Guatemala recebeu um reconhecimento especial da UNESCO em Sevilha, Espanha.

Em 1991, o Director da UNESCO para a América Latina e Caraíbas honrou a Alfalit Internacional e as suas associadas, ao dizer que “os programas de alfabetização e educação básica eram dos mais completos e efectivos, devido à sua metodologia, qualidade dos seus textos e à riqueza da literatura complementar acerca da nutrição, saúde e desenvolvimento comunitário.”


Alfalit em Portugal

Com o objectivo de servir Portugal e os países africanos de expressão oficial portuguesa, onde existem cerca de 25 milhões de analfabetos, foi fundada em 1998 a Alfalit Portuguesa, uma organização não governamental de cooperação para o desenvolvimento (ONGD), associada à Alfalit Internacional.

A execução dos diversos programas está a cargo da Alfalit portuguesa através dos seus centros de formação ou alfabetização ou através de protocolos estabelecidos com outras entidades estatais ou particulares.


Propósito e valores


PROPÓSITO: Eliminar o sofrimento humano causado pela iliteracia, servindo aqueles que têm sido privados de uma educação devido às rudes circunstâncias das suas vidas.

VALORES:  – Amor pela humanidade alcançando o maior número de pessoas possível.

                    – Respeito por todos sem olhar ao género, raça, religião e cultura.

                    – Integridade na administração e implementação dos programas.

                    – Inovação educacional.

                    – Aprendizagem ao longo da vida.


História


1943 – Eulalia Cook, missionária cristã em Cuba, conheceu o Dr. Frank Laubach e iniciaram campanhas de literacia baseadas no método do Dr. Laubach.

1959 – Eulalia CooK, Justo Gonzalez e a Dra. Luisa Gonzalez prepararam materiais complementares de leitura e conseguiram publicar e distribuir 250 mil livros em Cuba.

1961 - Eulalia Cook e o casal Gonzalez fundaram a Alfalit na Costa Rica. Através de cursos de treinamento, de todo o material que dispunham e da ajuda preciosa de voluntários dedicados, a Alfalit disseminou-se por toda a América Latina.

1975 – Os fundadores da Alfalit estabeleceram a sede da ALFALIT INTERNATIONAL, INC., em Miami, na Florida, para coordenar o trabalho da Alfalit por todo o mundo, assegurando assistência financeira e técnica às suas filiais. Justo Gonzalez tornou-se no primeiro Presidente e Roberto Perez tornou-se no seu primeiro Director Executivo.

A história da Alfalit é marcada pelo trabalho social voluntário cristão. Desde a elaboração do método em 1928 à criação da Alfalit em 1961, calcula-se que mais de 100 milhões de pessoas tenham sido beneficiadas através do trabalho de milhares de voluntários que se disponibilizaram a realizar uma obra social sem receber nenhuma remuneração.

Quem somos